Tuesday, 18 August 2015

Como disciplinar os seus filhos.



Queridas mães, hoje vamos falar acerca de educação. Muitas vezes associamos esta palavra a escola ou a aprender novas habilidades, mas a verdade é que, educação envolve muito mais. Envolve aprender boas maneiras, respeito, disciplina, a não ultrapassar os limites dos outros, e assim por diante. Tudo isto começa em casa. O nosso trabalho como mães é ensinar aos nossos filhos o que é certo e errado, para que eles tenham a capacidade de se inserirem apropriadamente na sociedade.

Você tem o dever de os ensinar


Não é nada fácil ensinar às nossas crianças o que é certo e o que é errado, especialmente à medida que crescem. Mas, temos que ver isto como uma prioridade, porque se não os ensinarmos, quem o fará?
Muitas mães escolhem ignorar quando vêem seus filhos a cometer erros ou a ter um comportamento desrespeitoso. "Ainda é muito nova. Ela não entende, mais tarde vai aprender." muitas mães pensam. Mas o tempo de corrigir maus comportamentos é agora, antes que esse comportamento se torne um mau hábito. É o nosso dever como mães faze-los entender o seu mau comportamento.

Não seja condescendente

Temos que dizer sempre a verdade aos nossos filhos, mas temos que o fazer com compaixão e sem acusações. Não pode abusar da autoridade e rebaixa-los. Tem que falar com eles como um amigo faria, para que se sintam confortáveis para a ouvir e absorvam o que você está a dizer, e a compreendam.


Como mães, nós temos autoridade sobre os nossos filhos, mas se usarmos um tom autoritário quando os disciplinamos, eles vão fechar-se e tornar-se rebeldes, pensando que os queremos controlar, em vez de entenderem que os amamos e que desejamos o melhor para eles.

Aqui estão algumas mães que estiveram connosco esta semana, juntas estamos a colocar em prática estas dicas, e esta semana a dica foi falarmos a verdade com sabedoria e amor. Também se pode juntar a nós todos os domingos logo após a reunião das 10h, e juntas aprenderemos a ser melhores mães. Vejo-a lá!

1 comment:

  1. Muito bom este post, pois como mulheres sabemos que nos foi dada a autoridade por Deus e somos nós quem passamos a maior parte do tempo com eles , mas nem por isso podemos simplesmente ver o que fizeram de errado e haver uma proibição ou punição sem que haja uma explicação e orientação , isso causa uma competição entre pais e filhos, pois ninguém aceita uma repreensão sem que se saiba o motivo real!

    ReplyDelete