Wednesday, 16 September 2015

A minha jornada pela Menopausa - Parte 2 - Uma narrativa de Talents Rathebe.

Eu encontrei esta imagem na Internet e não pude deixar de rir quando a vi. Eu acho que explica muito bem algumas das alterações que meu corpo passou por causa do desequilíbrio ou flutuação de hormônios.


Eu tenho que admitir que estou muito animada com esta série de blogs, porque eu pude ver que muitas de vocês podem se relacionar com ele. Geralmente, este é um assunto tabu. Muitas mulheres não querem falar sobre isso, e muito menos pensar nisso. Mas, entender o que acontece com o nosso corpo, pode ajudar-nos a preparar para o futuro ou até mesmo lidar com o presente.


É por isso que eu decidi compartilhar a minha história, para que eu não fosse nesta jornada sozinha. Como eu mencionei no blog da semana passada, muitos dos sintomas que passamos podem ser alarmantes, então eu decidi entrar em detalhes, para que você possa entender os sintomas e eu possa compartilhar com vocês como eu lido com os meus.

Sra. Suada...

Talents, Sra. Suada compartilha sua jornada pela menopausa
Afrontamentos são horríveis, eles podem vir a qualquer hora do dia ou da noite. Agora eu sei quando eles estão vindo, mas eu não posso pará-los. Sente-se como um calor morno a partir de minha parte superior do tórax. Consegue imaginar-se usando o seu perfume favorito, cheirando tão bem, e de repente o seu corpo começa a aquecer, então você fica completamente coberta de suor, em seguida, o corpo esfria, o suor torna-se frio e você começa a tremer?


Você olha ao redor, e os demais parecem bem, então você pergunta, "Está frio aqui dentro  ou sou apenas eu?" E amiga, você descobre, sim, é só você! Ninguém entende nada que você está passando e o olhar em seus rostos diz tudo ... oh, é hilário!


Às vezes não é calor, mas são ondas de frio de que eu sofro. Eu nunca vou esquecer o ano passado, no final do inverno, eu decidi comprar um aquecedor, porque eu senti que era a única em casa que nunca estava suficientemente quente. Eu queria um portátil, para que eu pudesse levá-lo comigo em todos os lugares que eu fosse. Eu poderia ir de uma sala para outra sem perturbar meu maravilhoso marido. Um dia, ele entrou na casa, enquanto eu estava com as amigas e disse: "Tomem cuidado, a minha esposa vai cozinha-las vivas." Nós rimos até hoje, esta memória vai perseguir a Sra. Chatinha para sempre. Estes são apenas alguns dos muitos exemplos.

Meu Tratamento

Talents e o seu filho paciente, Romeo Rathebe.
A última coisa que desejo é torturar as pessoas à minha volta, mas os afrontamentos sufocam-me e eu termino com falta de ar. Mas, graças a Deus, existem coisas que posso fazer para minimizar estes sintomas. O meu médico prescreveu-me alguns substitutos hormonais e vitaminas, e eu cuido bem da minha alimentação. É muito importante visitar o seu Centro de Saúde (GP) de forma a receber o diagnóstico e o tratamento certos.

Mas, do que eu dependo mais é da minha fé. Eu sei  que a menopausa é um processo normal nas mulheres, mas nunca dou desculpas para a forma como me sinto ou comporto. Eu recuso-me a usa-la como justificação para manipular os outros, ser desagradável ou descortês para os que me rodeiam, apenas porque estou passando pela menopausa.

O problema é meu e eu tenho que encontrar formas de lidar com isto. Por vezes, necessito desculpar-me de pessoas e situações. É melhor do que faze-las sentir desconfortáveis e terem que lidar com o resultado de uma explosão. Nós ainda temos o controlo da nossa mente e podemos fazer as decisões acertadas... na maioria das vezes. Sim, alguns dias são difíceis, mas lembre-se, estas coisas não duram para sempre.

O sangue é mais espesso que a água.

Frank Rathebe ajuda a sua esposa sendo paciente e compreensivo.
Sua família pode ser uma enorme fonte de apoio. Uma vez que seu médico lhe deu o diagnóstico, converse com sua família e amigos sobre o que você está passando, para que eles possam saber como ajudá-lo. Você vai surpreender-se com o quanto eles podem ser tão compreensivos, especialmente naqueles dias em que você não está dando conta de tudo. As pessoas não podem ler sua mente ou saber o que você está passando, portanto, fale e receba a ajuda que precisa.

Não tem do que se envergonhar. Enquanto existe fôlego em si, significa que o seu Pai Celestial ainda necessita de si aqui neste mundo, mas você não terá que estar sozinha, agarre-se a Ele, faça dEle o seu melhor amigo, e nunca terá de passar por isto sozinha. Nunca se esqueça, do quão especial você é, então valorize-se cuidando bem de si e da sua saúde. 


Até à próxima...

No comments:

Post a Comment